TPN – Tensão pré-nupcial

TPN – Tensão pré-nupcial

TPN

As noivas vivem um período de TPN (tensão pré-nupcial) excessivo até o dia do casamento. Isso porque os casamentos atuais viraram grandes eventos, cheios de expectativa e que trazem muita ansiedade aos envolvidos.

 

Sad bride crying, smitten, feeling low and depressed

 

Com tanta coisa para resolver, o estresse crônico começa a aparecer e o que era para ser prazer, vira desespero, e os noivos vivem com a adrenalina no limite. Com a adrenalina em alta, o cansaço fica mais intenso e o cortisol também. O estresse também pode acarretar em noites insones e prejudicar, e muito, a saúde como um todo: corpo e mente.

Mas toda essa ansiedade e nervosismo podem resultar em algo bom. Estudos mostram que pessoas que são felizes no casamento têm maior expectativa de vida e apresentam menos queixas de doenças físicas e mentais que as solteiras.

 

Você sabe o que é Gamofobia?

 

2V POST BLOG 09c

 

Especialistas chamam de gamofobia o medo de casar. Para algumas pessoas, a ideia de casar parece um pesadelo. Alguns sintomas da gamofobia são parecidos com pânico, síndrome do pânico: aceleramento cardíaco, dor no peito, tontura, desmaio, alergias, sensação de sufocamento. Essas pessoas acabam desenvolvendo esse distúrbio e passam mal.

A gamofobia pode ser resultado da soma de alguns medos, que isolados não parecem provocar grandes estragos, como: medo de perder a identidade, medo de não ter liberdade e medo das responsabilidades.

O tratamento é feito com sessões de terapia. O objetivo é bem claro: não ficar refém da fobia e de um medo, mas você fazer a sua escolha. É se libertar do medo do casamento. Isso não quer dizer que a pessoa vai casar.

 

Siga as dicas para relaxar e aproveitar o pré-casamento:

Faça um bom planejamento e tenha um cronograma para que o estresse não tome conta da sua vida; peça ajuda; atividades da rotina, ligadas ao bem-estar, não devem ser abandonadas (faça exercícios, se alimente bem, se divirta, durma); evite alimentos com alto teor de gordura, bebidas com cafeína, álcool, cigarros, pois são estimulantes e podem aumentar o nervosismo.

 

No comments

Leave a reply

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *