Cortejo do casamento

Cortejo do casamento

2V POST BLOG 01

A ordem de entrada e saída das pessoas mais próximas do casal durante a cerimônia, o famoso cortejo do casamento, segue algumas regras, seja em igrejas ou ambientes alternativos. Veja quais são.

O cortejo de um casamento, ordem de entrada e saída de noivos, pais e padrinhos, é tão antigo quanto a própria cerimônia. Por mais moderno que seja o estilo da celebração, o cortejo sofreu apenas algumas modificações no decorrer dos séculos. Com as cerimônias mais descontraídas e intimistas, o cortejo segue o mesmo estilo, não é preciso rigidez ou formalidade.

Igrejas mais tradicionalistas como a Nossa Senhora do Brasil, em São Paulo, e em casamentos da realeza, como no caso do príncipe William e de Kate Middleton, da monarquia britânica, ainda segue o cerimonial antigo.

 

Cortejo-do-casamento

 

Cortejo de entrada

Atualmente, o mais comum, é a entrada do noivo com sua mãe ao seu lado esquerdo, seguido do pai do noivo com a mãe da noiva ao seu lado esquerdo; casal de padrinhos intercalados entre aqueles da noiva e do noivo; a florista, se houver, as alianças, trazidas por daminhas ou pajens e, por fim, a noiva com o pai ao seu lado esquerdo, fechando o cortejo. Os padrinhos e familiares da noiva devem se posicionar, a partir da entrada da igreja, do lado esquerdo do altar e aqueles do noivo, do lado direito.

No entanto, dependendo do grau de expectativa que os noivos queiram criar e das exigências do protocolo da igreja escolhida, essa ordem pode sofrer pequenas modificações: a chegada do noivo após a entrada do último padrinho, para dar mais emoção, assim como as alianças e a florista que podem entrar depois da noiva. É muito comum também a noiva entrar com o pai e a mãe, ou com outro familiar querido na ausência dos pais.

 

Cortejo-do-casamento2

No comments

Leave a reply

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *